quinta-feira, 16 de setembro de 2010

"João" em Maputo


Nosso documentário "João", sobre a vida de João Saldanha foi convidado e está na programação do Dockanema, realizado em Moçambique. Muito legal. Abaixo, a matéria do site Africa21 sobre o festival de cinema africano.

Dockanema atrai cinéfilos às salas de cinema de Maputo
Na quarta-feira, "Behind the Lines” (Por trás das linhas), da britânica Margareth Dickinson, que está em Maputo, teve a sua primeira apresentação no festival.

Da Redação

Maputo - A capital moçambicana acolhe, ao longo desta semana e até domingo, o festival de documentários Dockanema.

Na quarta-feira, "Behind the Lines” (Por trás das linhas), da britânica Margareth Dickinson, que está em Maputo, teve a sua primeira apresentação no festival. Filmado em 1970, no Niassa, durante a guerra de libertação nacional contra o colonialismo português, "Behind the Lines” retrata os sentimentos e o quotidiano dos moçambicanos que combatiam nas matas o regime colonial.

Integrado no Dockanema, o filme poderá ser visto também hoje, pelas 20 horas (hora de Maputo), no Teatro Avenida. Na sala do “Mutumbela Gogo” assistir o filme poderá também, a partir das 16:00, “Cinema Moçambicano: assim estamos livres”, dos portugueses Sílvia Vieira e Bruno Silva, “Amílcar Cabral”, Ana Ramos Lisboa, “Mwana”, realizado por Luís Chaves e “Sob a Poeira da Estrada”, do mesmo realizador.

No Centro Cultural Brasil-Moçambique serão projectados “Filhos de João” (Henrique Dantas/Brasil), “Sérgio, um Cidadão do Mundo” (Greg Barker/EUA); no cine-teatro Gilberto Mendes pode-se assistir a “One Goal” (Sergi Agusti/Serra Leoa-Espanha), “A Bola” (Orlando Mesquita/Moçambique); “João” (André Iki Siqueira e Bento Macedo/Brasil), e Fahranheit 2010 (Craig Tanner/EUA).

O “Scala” acolhe a projecção de “Intervalo”, de Nelson Mabuie, “Olhem” (Eliane Beenson/Moçambique), “Khanimambo Moçambique” (Constante Latourte/ Moçambique-Chile), “Reconquistando a Camisinha” (Bert/Moçambique) e “A Ponte” (Diana Manhiça/Moçambique). A Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM, também palco do Dockanema, terá “Lobolo” (Irene Norgaard/Moçambique), “As Damas de Ferro da Libéria” (Daniel Jungue/Libéria); “A Bola” (Orlando Mesquita/Moçambique), “Mundialito” (Sebástian Bédnarik/Uruguai) e “A Batalha de Argel” (Gillo Pontecorvo/Itália).

O cinema Xénon, o último palco do Dockanema 2010, exibirá “Maradona by Kusturica”, produção hispano-francesa de Emir Kusturica, um realizador que se considera “o maior fã” da ex-estrela argentina do futebol Diego Armando Maradona. Com informações do Jornal Notícias.

Nenhum comentário: