sábado, 31 de julho de 2010

O Dia Criação (Porque hoje é Sábado)

O Dia da Criação

Macho e fêmea os criou.
Bíblia: Gênese, 1, 27

I

Hoje é sábado, amanhã é domingo
A vida vem em ondas, como o mar
Os bondes andam em cima dos trilhos
E Nosso Senhor Jesus Cristo morreu na Cruz para nos salvar.

Hoje é sábado, amanhã é domingo
Não há nada como o tempo para passar
Foi muita bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo
Mas por via das dúvidas livrai-nos meu Deus de todo mal.

Hoje é sábado, amanhã é domingo
Amanhã não gosta de ver ninguém bem
Hoje é que é o dia do presente
O dia é sábado.

Impossível fugir a essa dura realidade
Neste momento todos os bares estão repletos de homens vazios
Todos os namorados estão de mãos entrelaçadas
Todos os maridos estão funcionando regularmente
Todas as mulheres estão atentas
Porque hoje é sábado.

II

Neste momento há um casamento
Porque hoje é sábado.
Há um divórcio e um violamento
Porque hoje é sábado.
Há um homem rico que se mata
Porque hoje é sábado.
Há um incesto e uma regata
Porque hoje é sábado.
Há um espetáculo de gala
Porque hoje é sábado.
Há uma mulher que apanha e cala
Porque hoje é sábado.
Há um renovar-se de esperanças
Porque hoje é sábado.
Há uma profunda discordância
Porque hoje é sábado.
Há um sedutor que tomba morto
Porque hoje é sábado.
Há um grande espírito de porco
Porque hoje é sábado.
Há uma mulher que vira homem
Porque hoje é sábado.
Há criancinhas que não comem
Porque hoje é sábado.
Há um piquenique de políticos
Porque hoje é sábado.
Há um grande acréscimo de sífilis
Porque hoje é sábado.
Há um ariano e uma mulata
Porque hoje é sábado.
Há uma tensão inusitada
Porque hoje é sábado.
Há adolescências seminuas
Porque hoje é sábado.
Há um vampiro pelas ruas
Porque hoje é sábado.
Há um grande aumento no consumo
Porque hoje é sábado.
Há um noivo louco de ciúmes
Porque hoje é sábado.
Há um garden-party na cadeia
Porque hoje é sábado.
Há uma impassível lua cheia
Porque hoje é sábado.
Há damas de todas as classes
Porque hoje é sábado.
Umas difíceis, outras fáceis
Porque hoje é sábado.
Há um beber e um dar sem conta
Porque hoje é sábado.
Há uma infeliz que vai de tonta
Porque hoje é sábado.
Há um padre passeando à paisana
Porque hoje é sábado.
Há um frenesi de dar banana
Porque hoje é sábado.
Há a sensação angustiante
Porque hoje é sábado.
De uma mulher dentro de um homem
Porque hoje é sábado.
Há a comemoração fantástica
Porque hoje é sábado.
Da primeira cirurgia plástica
Porque hoje é sábado.
E dando os trâmites por findos
Porque hoje é sábado.
Há a perspectiva do domingo
Porque hoje é sábado.

sábado, 24 de julho de 2010

Chico Buarque, "Vai Passar"

De Chico e Francis Hime.

O Dia do Escritor


Amanhã é o Dia do Escritor. Parabéns a todos os amantes das pretinhas - as teclas - e muito obrigado a todos os personagens que entram em nossas vidas através da literatura, cinema, tv, rádio e internet. É grande a minha lista de escritores preferidos, que me influenciaram, fizeram a minha cabeça: Rubem Fonseca, Jorge Amado, João Antonio, Ruy Castro, Dias Gomes, João Saldanha - claro, Nelson Rodrigues, Plínio Marcos, Hemingway, Erico Veríssimo, Chico Buarque, Paulo Pontes, Gianfrancesco Guarnieri, Zuenir Ventura, Garcia Marquez... Mas um escritor, em especial, tem sido perseguido por mim quase diariamente: Gay Talese. Ele é genial. Aqui, um pouco do seu "Frank Sinatra está resfriado".

"Frank Sinatra, segurando um copo de bourbon numa mão e um cigarro na outra, estava num canto escuro do balcão entre duas loiras atraentes, mas já um tanto passadas, que esperavam ouvir alguma palavra dele. Mas ele não dizia nada; passara boa parte da noite calado; só que agora, naquele clube particular em Beverly Hills, parecia ainda mais distante, fitando, através da fumaça e da meia-luz, um largo salão depois do balcão, onde dezenas de jovens casais se espremiam em volta de pequenas mesas ou dançavam no meio da pista ao som trepidante do foIk­rock que vinha do estéreo. As duas loiras sabiam, como também sabiam os quatro amigos de Sinatra que estavam por perto, que não era uma boa idéia forçar uma conversa com ele quando ele mergulhava num silêncio soturno, uma disposição nada rara em Sinatra naquela primeira semana de novembro, um mês antes de seu qüinquagésimo aniversário.

Sinatra estava fazendo um filme que agora o aborrecia e não via a hora de terminá-lo; estava cansado de toda a falação da im­prensa sobre seu namoro com Mia Farrow então com vinte anos, que aliás não deu as caras naquela noite; estava furioso com um documentário da rede de televisão CBS sobre a vida dele, que iria ao ar dentro de duas semanas e que, segundo se dizia, invadia a sua privacidade e chegava a especular sobre suas ligações com os chefes da máfia; estava preocupado com sua atuação num especial da NBC intitulado Sinatra - um homem e sua música, no qual ele teria de cantar dezoito canções com uma voz que, na­quela ocasião, poucas noites antes do início das gravações, esta­va debilitada, dolorida e insegura. Sinatra estava doente. Padecia de uma doença tão comum que a maioria das pessoas a conside­ra banal. Mas quando acontece com Sinatra, ela o mergulha num estado de angústia, de profunda depressão, pânico e até fúria. Frank Sinatra está resfriado".

Al Jarreau, um monstro do Jazz

A boa notícia da noite é o grande Al Jarreau, 70 anos, está bem, apesar de hospitalizado. A primeira vez que vi Al Jarreau foi no famoso Festival de Jazz de São Paulo, nos anos 70. Fiquei embasbacado com o que ele fazia com a voz. Al Jarreau é show, uma orquestra em um só cantor.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Lula na TV Record

Entrevista foi ao ar na noite de ontem.

">

">

">

Indio da Costa não gosta de Cuba, mas eu gosto

Viva o povo cubano!



quarta-feira, 21 de julho de 2010

João Bosco recebe Djavan

Um dos encontros mais brilhantes e mais emocionantes da MPB. João Bosco e Djavan interpretam "Corsário". O trecho é parte de um show fantástico de Bosco recebendo convidados que sabem tudo de música: Guinga, Yamandu Costa e Hamilton de Hollanda.
É demais de bom.

Debora Secco é Bruna Surfistinha, no filme

Está na rede e no site da TV Zero, o teaser do filme "Bruna Surfistinha", a garota de programa interpretada pela atriz Debora Secco. O filme foi produzido pela TV Zero, a mesma do nosso documentário "João", sobre a vida de João Saldanha. É só dar play e assistir.

">

terça-feira, 20 de julho de 2010

Diana Krall - Look of Love

Algumas músicas entram em trilhas de novelas e ficam marcadas, estigmatizadas, mas são lindas. Lokk of Love é uma delas.E fica ainda mais linda com Diana Krall, que canta muito e está acompanhada de músicos do primeiro time.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Com todo o respeito, cara-pálida...

Quando foi anunciado o nome do deputado Indio da Costa como vice de José Serra, perguntei no Twitter se era mesmo verdade. Era. No meio da semana passada, os jornais publicaram que Indio estaria fazendo um curso intensivo, estudando o país e se preparando para entrar no debate presidencial. No sábado, quando soube que o mesmo Indio havia acusado o PT de ligação com o narcotráfico, perguntei novamente se era verdade. Era. Muito antes desses dois fatos, eu havia decidido não usar o meu blog para campanhas eleitorais e vou manter a minha posição. Apenas por interesse jornalístico, aqui reproduzo o vídeo em que Indio mostra um pouco de sua "cabeça" política, de sua "ideologia". O vídeo que gerou toda a confusão dos últimos dias. Agora, com todo o respeito ao pluralismo das ideias, sinceramente... Sem comentários.

sábado, 17 de julho de 2010

Um pouco mais de Larissa Riquelme

A modelo Larissa Riquelme virou sensação na Copa da África e ficou conhecida como a musa do Paraguai. Ela prometeu ficar nua se a seleção de seu país fosse campeã, mas não deu. Para quem ficou desapontado com a derrota do Paraguai, ainda há uma esperança, Larissa está negociando com uma revista masculina brasileira para fazer um ensaio sem uniforme. Deve ser um bom jogo... Vamos torcer para o Paraguai se classificar para a Copa do Brasil, em 2014. No vídeo abaixo, Larissa aparece com seu inseparável celular, em São Paulo.

">

100 Anos de Timão

Para corintianos e não corintianos. Trailer do filme 100 Anos de Timão. Parece emocionante.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Os melhores jogadores de João Saldanha



"Pelé e Gérson acima de todos. Di Stefano foi o que chegou mais perto, era um monstro jogando futebol. Falcão, Zico, Zizinho, Gérson, Didi, Carlos Alberto, Djalma Santos, Nílton Santos foram excelentes, grandes jogadores. Puskás e Cruyff - foto abaixo - também se destacam no mundo, no primeiro time de todos os tempos. Depois vem uns trezentos: Antonioni, Beckenbauer, Schultz, Overath, Rummenigge, Stanley Matheus e outros", João Saldanha. Trecho do meu livro "João Saldanha uma vida em jogo".

terça-feira, 6 de julho de 2010

Memórias do João Sem Medo

Para homenagear João Saldanha, o Arquivo N, da Globo News, produziu um programa especial: Memórias do João Sem Medo. Um belo programa. Saldanha teria completado 93 anos de vida no dia 3 de julho. Uma vida em jogo.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

"O limite da estupidez"

O Brasil ficou triste, chateado, com raiva, pena e perplexo. Fiquei o resto do dia pensando o que escrever sobre a queda da seleção. Agora pouco lembrei de uma coluna de João Saldanha, publicada no Jornal do Brasil, em 6 de julho de 1982, após a nossa derrota para a Itália, na Copa da Espanha: "O limite da estupidez". Não preciso escrever mais uma linha sobre essa passagem esquecível do time de Dunga.
Segue o texto do João:

Barcelona - "Tantos crimes contra o bom senso, contra o senso comum, não poderiam passar impunemente. O fato de possuirmos jogadores extra-série como Zico, Falcão, Sócrates, Júnior e Cerezo davam(sic) a falsa impressão de que éramos superiores em tudo. Mas uma estupidez siderúrgica rondava nosso propósito de ganhar uma Copa, onde quem nos derrotou passou mal com o país dos Camarões. Inventaram uma tática no Brasil abandonando preciosos espaços de campo. Ora, somente um primarismo infantil e teimoso poderia pensar que os adversários não iriam aproveitar o erro clamoroso.
Veio logo o primeiro jogo, o da União Soviética. Sim, foi uma falha de Valdir Peres e isto é uma outra questão. Mas o time soviético, quando se apertava, jogava a bola para seu lateral esquerdo que sempre estava livre. Claro, raios que me partam, pois se não tínhamos ninguém ali. Leandro, sempre mal fisicamente, tentava suprir o extrema que não tínhamos.

No jogo da Itália, com mais quinze minutos sairia levado pelas enfermeiras não para um hospital, mas para um cemitério. Estava morto de cansaço. E o Cabrini folgava sempre. Era jogada de desafogo do time italiano. Qualquer problema e bastava jogar a bola por ali. Fizeram o primeiro e, quando precisavam da cera, bastava segurar o jogo pelo lado onde tínhamos apenas o Leandro.

Sim, Zico, Sócrates, Júnior, Cerezo e este estupendo Falcão sempre estiveram muito bem. Mas até carregadores de piano cansam quando fazem esforços acima de sua capacidade. Nosso time, com a tão decantada preparação especial, estava muito cansado no final do jogo. De um lado, existe algo positivo que é a desmistificação do charlatanismo. Os inventores do futebol que se recusam a ocupar espaços indispensáveis e que não percebem que se joga num retângulo, rigorosamente geométrico, e querem jogar enviesado como se as balizas estivessem nos córneres.

Se chegamos a uma posição tão elevada, devemos à qualidade de quatro ou cinco jogadores excepcionais, mas cuja capacidade física também tem seus limites. A Copa não era difícil de ganhar. Mas a teimosia superou tudo. Culpar Serginho seria um erro. O jogador não tem culpa da teimosia que ficou clara no primeiro jogo, mas infelizmente não foi aproveitada. Não deixo de assinalar que faltou um pouco de modéstia quando empatamos ontem em 2 a 2. Alguém andou rebolando ali e o time italiano, que estava melhor fisicamente do que o nosso, veio para cima e pôde ganhar. Paciência. Mas a estupidez tem um limite de tolerância".

quinta-feira, 1 de julho de 2010

João Saldanha no Arquivo N


Dica aos navegantes.O Arquivo N sobre João Saldanha será reprisado nos seguintes horários alternativos: Sexta 05h30; Sáb, 16h05; Domingo 04h05, 21h05, na Globo News.
O programa está muito bem produzido, tem várias cenas do nosso documentário "João" e imagens raras da nossa fera. Memórias do João Sem Medo.